10 de setembro de 2021

5 coisas que toda criança deveria escutar

Todos sabemos que frases ditas por pessoas do nosso convívio têm o poder de nos dar ainda mais impulso ou até mesmo nos desencorajar de algo, não é?

Quando se trata das crianças, é ainda mais importante a forma que escolhemos falar com elas. Que tal saber cinco coisas que todas elas deveriam escutar tanto na escola quanto em casa?

1. Você consegue!

Olhar nos olhos de uma criança e dizer “você consegue” dará a ela a mensagem de autoconfiança e de segurança. Entretanto, vale ressaltar que isso não significa deixar de ajudá-la e sim, que reforçar que ela é capaz de dar conta sozinha daquela questão.

Para a coordenadora pedagógica Aluah Bianchi, às vezes é necessário perceber se não estamos impossibilitando o desenvolvimento da criança. Um exemplo é quando um bebê dá sinais que quer engatinhar e agarrar algum brinquedo, mas, em vez de deixarmos que ele pegue sozinho, trazemos o brinquedo até ele, cortando um possível estímulo.

2. Qual é a sua ideia?

Dar chance para a criança pensar, imaginar e fantasiar é importante tanto na escola em sala de aula quanto em casa. Fazer com que ela participe traz maior autonomia intelectual, pois além de consumir cultura, ela também produz e atua sobre sua realidade.

3. Eu estou orgulhoso (a) da sua atitude!

Falar sobre atitudes – das boas e não tão boas – gera um processo de reflexão na criança. Dessa forma, ela consegue entender melhor sobre o próprio comportamento.

É necessário ser mais direto e elogiar algo pontual, como, por exemplo, “achei muito legal que hoje você esperou seu amigo falar na roda, pois naquele outro dia não fez isso… viu como isso é importante escutar primeiro e falar depois?’’.

Especificar a atitude ajuda no reforço comportamental, seja ela positiva ou negativa.

4. O que você está sentindo?

Trabalhar a inteligência emocional da criança é essencial, pois refletirá também lá na frente, na vida adulta. Perguntar a ela e também contar qual o seu sentimento sobre determinada situação é algo que precisa ser trabalhado. Sempre valorizando a empatia e colocando em questão como o outro pode estar se sentindo.

Isso pode ser feito com fatos do dia a dia e até mesmo ao assistir um desenho, um filme, em que exista alguma situação cabível da pergunta.

Conversar sobre sentimentos faz com que as crianças cresçam mais abertas aos diálogos e se expressem sem medo sobre o que pensam e sentem. Assim, podem aprofundar as relações, seja na infância ou na vida adulta.

5. Você se esforçou e fez um bom trabalho!

Essa frase é destinada às crianças um pouco mais velhas, para mostrar que o esforço é necessário.

Os pais e professores precisam acompanhar esses processos e pontuar que não importam os resultados e sim o percurso.

Na família ou na escola, é importante falar para a criança, por exemplo, que percebeu que ela estudou para as provas, prestou atenção nas aulas e se dedicou nas tarefas escolares diárias e que isso trouxe bons resultados. Essa conversa produz uma maior reflexão de que os esforços compensam.

Além disso, a percepção individual de que está sendo observada pode gerar na criança o sentimento de persistência em tudo o que faz. Isso dará a oportunidade para que ela cresça com mais determinação e confiança nas próprias capacidades.

Este texto foi produzido com base no vídeo publicado no canal Mural Pedagogia, do YouTube.