25 de novembro de 2021

O esporte como aliado no desenvolvimento das crianças e adolescentes

Ninguém tem dúvidas que a prática de esportes faz bem à saúde. Mas, mais que isso, você sabia que eles influenciam no desenvolvimento motor, cognitivo, físico, emocional e social das crianças e adolescentes?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda, a partir dos 6 anos de idade, a prática de atividade física por pelo menos uma hora todos os dias. Conheça mais sobre os benefícios dos esportes nesta fase.

Saúde física

Todas as partes do corpo humano são trabalhadas e beneficiadas durante a prática de esportes. Quando se trata do coração, por exemplo, a circulação sanguínea melhora e o músculo cardíaco é fortalecido.

Os nossos músculos também ganham mais força e por consequência, melhora o funcionamento das articulações. Já quando se trata dos ossos, o esporte ajuda na fixação do cálcio, além de reduzir o risco das meninas desenvolverem osteoporose quando forem adultas.

Outro benefício é na oxigenação do sangue, aumentando a capacidade pulmonar e o fortalecimento do diafragma.

Além disso, a prática também previne a obesidade infantil, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos mais sérios desafios de saúde pública do século 21. O excesso de peso pode acarretar o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Saúde mental

Praticar esportes também traz a sensação de bem-estar e maior controle de posturas agressivas. Isso ocorre porque o hormônio responsável por essa sensação, a endorfina, é liberado. A atividade física combate a ansiedade e o estresse, além de melhorar a qualidade do sono, muito importante para um crescimento sadio.

Coordenação Motora

Quando a criança tem contato direto com algum esporte, ela passa a desenvolver novas habilidades em sua rotina.

Ao jogar futebol, por exemplo, ela corre e chuta a bola. Com o passar do tempo e repetindo os movimentos, ela aperfeiçoa o que já sabe fazer, refletindo em ganhos motores. Melhorar na prática esportiva tem impacto direto na autoestima dos pequenos, deixando-os mais confiantes e felizes com o próprio desempenho.

Sociabilização e maior controle dos sentimentos

Para viver em sociedade, é necessário aprender a conviver com outras pessoas. Entretanto, não é tão simples para uma criança que é mais tímida. Isso faz com que muitas vezes, ela seja excluída.

Com o esporte, seja na aula de educação física, em treinos ou competições, as crianças e adolescentes aprendem a lidar melhor com as diferenças e limitações de outros colegas. Além disso, é um espaço para fazer grandes amigos com interesses em comum. Na prática, as crianças também entenderão melhor sobre os sensos de responsabilidade, cooperação, respeito, estratégias e disciplina.

Qual modalidade escolher?

– Crianças de 0 a 2 anos

Nesta fase, incentive o bebê a ser fisicamente ativo, como engatinhar, por exemplo. É importante ressaltar que deve ser em um ambiente seguro e com a supervisão de um adulto.

– Crianças de 3 a 5 anos

Nesta faixa etária, incentive a criança a desenvolver a coordenação motora. Modalidades como a natação, danças e os esportes coletivos são os mais indicados.

– Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos

Para esta idade, é recomendado que sejam diariamente priorizadas as modalidades com intensidade moderada ou alta e que durem por pelo menos 60 minutos.

ATENÇÃO: apesar dos esportes oferecerem muitos benefícios, principalmente às crianças e adolescentes, realize uma avaliação com um médico de confiança e não se esqueça: leve em conta a atividade que seu filho gosta de praticar, para que a atividade não seja vista como uma obrigação.