31 de maio de 2021

Brincar Heurístico

O brincar heurístico é uma abordagem para o trabalho com crianças pequenas.

Um dos fatores principais para o desenvolvimento das habilidades das crianças é deixar que brinquem, sintam e conheçam o mundo ao seu entorno. Entretanto, essa imensa vontade da criança em realizar explorações acaba gerando no adulto, uma certa ansiedade e preocupação, ocasionando por parte dele, a restrição e delimitação do espaço da criança e consequentemente limitando as oportunidades para seu aprendizado.

Espaço e Tempo

A criança tem uma grande curiosidade em saber como os objetos manipulados por ela mesma se comportam no espaço. Elas necessitam de diferentes tipos de materiais, de preferência com materiais não estruturados, para que possam brincar e fazer suas próprias experiências. As crianças escolhem espontaneamente alguns dos objetos, dentre vários que estão dispostos. Durante a exploração desses objetos, não devem ser levantadas sugestões de como usá-los ou para que servem. Pois as crianças farão suas próprias descobertas demonstrando mais interesse.

Como devemos participar destes momentos?

O trabalho do adulto acontece fora da sessão de brincar heurístico, devemos observar e coletar os objetos que possam estar danificados, ou sujos, substituindo-os em caso de necessidade. Nesse tipo de atividade, o adulto fica apenas observando, em silêncio, as crianças e anotando o que uma ou outra faz com os materiais. O adulto não interfere, não elogia, não estimula ou sugere absolutamente nada, somente oferece apoio em algumas situações da qual percebe que não está confortável para as crianças.

Aproveitamento

O brincar heurístico contribui para o desenvolvimento da habilidade de concentração e socialização. O brincar “investigativo” de forma contínua desenvolve habilidades e novos conhecimentos.

Jessica Antunes