Blog


9 de junho de 2021

Ensino Fundamental Anos Finais: crescemos junto com você

Estamos habituados a chamar de Ensino Fundamental II o período que compreende do 6º ao 9º ano. Mas você sabia que a nomenclatura correta, de acordo com a legislação, é Ensino Fundamental Anos Finais? Para a Escola Nova Geração, esse é um sonho construído em conjunto com todas as famílias que passaram por aqui. Um sonho que já tem ares de realidade. Um projeto muito bem planejado durante 10 anos e que em 2022 estará em pleno funcionamento. 

Um pouco da história

A Escola Nova Geração abriu as portas em 1995 com a Educação Infantil. Depois de uma década, foi implantado o Ensino Fundamental. Já no início, o plano era oferecer às famílias a educação básica do 1º ao 9º ano, no entanto, a opção foi começar apenas com os Anos Iniciais, do 1º ao 5º, para entregar um ensino com excelência às crianças. De lá para cá, a ideia do Fundamental Anos Finais foi amadurecendo.

“Nossos alunos sempre pediram para continuar estudando aqui. Quando chegava no quinto ano sempre ouvíamos as crianças e os pais dizendo que não queriam romper esse vínculo com a escola no Fundamental. Há muitos anos as famílias já vêm falando isso. Agora será  possível dar continuidade ao nosso trabalho e fazer com que essas crianças continuem na Nova Geração até o 9º ano”, comemora Carlos Eduardo de Lara, diretor administrativo da Nova Geração.

Espaço físico

Para comportar o Ensino Fundamental Anos Finais, foi preciso ampliar o espaço físico. O novo prédio, com mais de 700 metros quadrados exclusivos para a EF Anos Finais, está quase pronto. Até novembro, as instalações devem estar totalmente concluídas para iniciar 2022 com as crianças do 6º ano. A ideia é avançar ano após ano. Serão 20 alunos por turma.  “Todo ano a gente vai implementar uma turma: 2022 o 6º ano, 2023 o 7º ano, 2024 o 8º ano e em 2025 o 9º ano. A não ser que aconteça de aparecer 15 alunos querendo se matricular para 8º, por exemplo, aí a gente abre uma turma especial”, explica o diretor administrativo. 

O novo espaço terá quatro salas de aulas, com mesas sextavadas e armários de aço para os alunos deixarem seus materiais na escola, refeitório, auditório com mesa de jogos exclusivas para EF Anos Finais e também uma biblioteca exclusiva em forma de sala de pesquisa, com espaço moderno e acervo acervo literário bem diversificado que compreenderá desde literatura clássica até contemporânea e estrangeira.

Preparação pedagógica

O Ensino Fundamental Anos Finais está em fase de implantação e tem uma proposta pedagógica bem diferenciada em relação às outras escolas que atendem esse público. Toda a documentação já foi entregue à Secretaria de Educação. As pedagogas Maria Anita de Souza Castro, diretora geral da Nova Geração, e a coordenadora 

Tanice Massuchetto, desenvolvem o projeto que conta com consultoria pedagógica da professora e doutora em matemática Vera Lucia Lucio Petronzelli.

Entre as propostas para o EF Anos finais, estão os laboratórios de Lógica, Sustentabilidade, Programação, Culinária, Economia, Astronomia, Tecnologia, Design, Literatura, entre outros. “Esses laboratórios são uma forma de pensar na criança desenvolvendo o seu lado pesquisador e desenvolvendo uma autonomia maior para o seu processo de ensino-aprendizagem”, conta Tanice Massuchetto. 
“O Ensino Fundamental Anos Finais vem com uma proposta de continuidade ao que a gente já idealiza desde a educação infantil enquanto formação humana para as nossas crianças. Nosso objetivo não é simplesmente preparar essas crianças para o que elas vão exercer como profissionais na sociedade, mas prepará-las para trabalhar em colaboração com outras pessoas, serem bons líderes, expressarem suas opiniões, contribuem para a sustentabilidade do planeta”, conclui. 

No Ensino Fundamental Anos finais da Escola Nova Geração, os alunos terão constante supervisão de monitores ou professores, momentos de estudo diário e alimentação balanceada por nutricionista.

Projeto bilíngue

Hoje a Nova Geração atende a aproximadamente 400 crianças. No mês de junho, a escola fará uma apresentação da proposta às famílias para detalhar como será o Ensino Fundamental Anos Finais. “Vamos dar continuidade ao projeto bilíngue”, antecipa o diretor administrativo.

Para os alunos do Fundamental Anos Finais, o projeto Bilíngue será realizado no contraturno escolar. No período da manhã, as crianças participarão das aulas curriculares (língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, educação física, arte, língua espanhola e educação financeira) e, todos os dias, no período da tarde, conteúdos do projeto bilíngue serão trabalhados com os alunos durante uma hora e meia. 

A continuidade do Projeto Bilíngue é um dos grandes diferenciais à disposição dos estudantes do 6º ao 9º ano nesta nova fase da Nova Geração.

Localização da escola
Clique e envie mensagem no WhatsApp