Blog


8 de dezembro de 2020

Você sabe o que é comunidade de aprendizagem?

Imagine a escola como uma comunidade de aprendizagem. Um ambiente em que todos aprendem e ensinam. É possível? Aqui na Escola Nova Geração é cada vez mais possível.

A nossa diretora, Maria Anita Castro, participou recentemente de um curso que tem esse nome: Comunidades de Aprendizagem. 

O curso criado pela a Ecohabitare e coordenado pelo educador e pedagogo José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte – referência internacional para um novo sistema de ensino que privilegie a cidadania e que promove o exercício da autonomia e da liberdade, em uma proposta ancorada na comunidade – convida a refletir sobre o papel do educador na sociedade.  

A partir do que a diretora Maria Anita conheceu durante a formação, surge a ideia de trazer para dentro da escola projetos de interesse das crianças e que sejam desenvolvidos por elas e, assim, criar um novo jeito de ensinar e aprender.

Abordagem diferenciada para ensinar e aprender

O grupo de crianças escolhe o assunto de interesse delas e recebe o direcionamento de professores, que chamaremos aqui de tutores. Em conjunto, crianças e tutores desenvolvem pesquisas para promover um aprendizado diferente, de qualidade, mas que valida os conteúdos necessários.

Além das pesquisas, o grupo pode contar com o apoio de tutores especialistas de áreas específicas que podem contribuir com o desenvolvimento do tema escolhido. Como por exemplo biólogos, cientistas, matemáticos, conforme a necessidade.

Dedicação

Nessa abordagem diferenciada um aluno do quinto ano pode ter contato com conteúdo que só será trabalhado na grade curricular do sétimo ano. O que, lá na frente, pode facilitar o aprendizado dessa criança. Os conteúdos, por sua vez, exigem mais dedicação tanto de professores quanto de alunos, porque acabam sendo de maior complexidade.

“É uma abordagem diferente, que parte do interesse dos tutorandos, sobre assuntos diversos, inclusive assuntos que exigem mais esforço e pesquisa”, explica Maria Anita Castro.   

O objetivo principal de uma comunidade de aprendizagem é justamente aprender. Gerar um conhecimento para a vida toda e não apenas decorar para o período de avaliação. 

Localização da escola
Clique e envie mensagem no WhatsApp